Visualizações do Blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

MOVA - Brasil no SINDIMINA



MOVA – Brasil
Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado
pelo educador Paulo Freire, o Projeto MOVA - Brasil tem como finalidade promover a dignidade humana por meio de um curso de alfabetização que melhore as condições de participação cidadã, de trabalho e geração de renda, garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruirem seus destinos e conquistarem o direito à cidadania plena e participativa.

De 2003 a 2012, o Projeto MOVA – Brasil alfabetizou 213.975 educandos e educandas em 10 estados da federação. Também formou educadores populares para atuarem no mundo do trabalho com qualidade profissional, em muitos casos, acima da média exigida pelas instituições do ensino público ou privado. No ano de 2013 o Projeto incentivou iniciativas de geração de trabalho e renda nos polos e contribuiu com a organização dessas iniciativas por meio do processo de formação inicial e continuada sobre a economia solidária, convidando especialistas no assunto para palestras e diálogos com  os educadores do Projeto.

 Em Sergipe o Projeto divide-se em seis núcleos onde, em média, trabalham 15 monitores e cada monitor é responsável por, também em média, 25 educandos. Parte desses educadores vêm de alguns municípios do estado como Estância, Caueira em Itaporanga, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Aracaju.

Visando contribuir com o Projeto, o SINDIMINA cedeu um espaço em sua sede, no período matutino em datas específicas, solicitadas pela coordenadora Graciele Lélis, responsável pelo Núcleo Folguedos de Sergipe, para que suas reuniões semanais com assuntos relacionados à pauta pedagógica e administrativa do Projeto pudessem ocorrer tranquilamente.

Nenhum comentário: