Visualizações do Blog

sábado, 23 de julho de 2011

Dilma Convoca VALE e PETROBRAS

Dilma convoca Vale e Petrobras para agilizar exploração de cloreto de potássio
Por Vivian Oswald (vivian.oswald@bsb.oglobo.com.br) e | Agência O Globo – qui, 21 de jul de 2011



BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff convocou ao Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, os presidentes das gigantes Petrobras e Vale, José Sérgio Gabrielli e Murilo Ferreira, e cobrou deles rapidez para fechar um acordo sobre a exploração da mina de cloreto de potássio de Itaquiri-Vassouras, em Sergipe, a única em atividade no Brasil. Para chancelar o entendimento, Dilma exigiu de ambos o compromisso de ampliação, de uma para três minas, da área hoje explorada.
Um impasse jurídico entre as companhias vinha impedindo US$ 1,2 bilhão em investimentos na produção do mineral - insumo básico de fertilizantes - e emperrando o projeto federal de expandir a produção nacional e reduzir a dependência externa. Dilma está sob pressão dos empresários do agronegócio e preocupada com o fato de o país importar mais de 70% dos fertilizantes que usa na agricultura. O potássio produzido no Brasil, 1,2 milhão de toneladas, não chega a 9% do consumo interno.
A Petrobras tem a concessão da lavra de Itaquiri-Vassouras, que explorou no passado, por meio da Petromisa. A área foi arrendada à Vale há 20 anos. O problema é que não estava claro juridicamente o prazo para o fim do contrato - 2014, 2017 ou 2025 -, o que impedia a Vale de ampliar seus investimentos. A mineradora chegou a se queixar mais de uma vez sobre a demora da Petrobras em responder a seus pedidos de renovação.
Mas as duas empresas acabaram fechando um acordo que permite que a Vale explore a área por mais 25 anos, contados a partir da data de assinatura do novo contrato. A única pendência remanescente era o valor a ser pago. A Petrobras contratou uma empresa para calcular o novo preço.
Na reunião de ontem, o Planalto concordou com o novo entendimento, mas deixou claro que só o aprovaria se houvesse o compromisso de ampliar a área explorada. Segundo uma fonte do governo, a Vale está há 20 anos na jazida e até agora só explorou um terço de seu potencial.
Enigmático, Gabrielli saiu de uma reunião depois na Fazenda fazendo ironias, mas sem citar nomes:
- Tenho de vir mais a Brasília. Brasília me lembra os três mosqueteiros - disse.
Perguntado sobre o porquê, ele respondeu que era por causa de "duelos de espadas":
- É corte. E tem conspiração - afirmou.
Já Ferreira não deu declarações
http://br.noticias.yahoo.com/dilma-convoca-vale-petrobras-agilizar-explora%C3%A7%C3%A3o-cloreto-pot%C3%A1ssio-011149516.html

Nenhum comentário: