Visualizações do Blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

FITEM - Federação Interestadual dos Trabalhadores em Extração Mineral

Federação Nacional dos Mineiros é consolidada em Aracaju


01/11/2011

Com apoio da CUT, novo espaço de organização e luta vai potencializar ações da categoria

Escrito por: Ana Carolina Westrup – CUT-SE

Na noite de última sexta-feira (28), os trabalhadores em extração mineral no Brasil conquistaram um instrumento de organização e luta da categoria. Foi legalizada a FITEM – Federação Nacional dos Trabalhadores em Extração Mineral do Brasil, no auditório do SINDIPREV Sergipe.
Há anos esses trabalhadores vinham lutando pela legalização da sua federação em nível nacional, espaço já existente e legítimo, embora ainda sofresse pela falta de legalidade.
Já na fundação da FITEM foi construída uma Comissão Provisória formada pelos sindicatos do Rio de Janeiro, Pará, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Pernambuco, que irá conduzir a Federação até o seu pleito eleitoral e a apreciação do seu registro sindical.
Para Jorge Luis Campos, representante do Sindicato dos Mineiros do Rio de Janeiro e Presidente da Comissão Provisória, a FITEM tem uma responsabilidade muito grande na organização da categoria mineira.
“A legalização da FITEM é um marco para todos os mineiros do Brasil. Temos uma categoria muito sofrida, exclusa de diversos direitos, seja nas grandes empresas, com pressões de toda ordem, a empresas pequenas, que desrespeitam princípios básicos na garantia das condições de trabalho da nossa categoria. A FITEM será o espaço de luta de todos os trabalhadores mineiros” defende Campos.
Além da presença das organizações sindicais ligadas ao campo da extração mineral, a atividade contou também com o Secretário Nacional de Organização e Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores, Jacy Afonso, e o presidente da CUT-SE, Rubens Marques.
“Esse momento que estamos vivendo é muito importante. Estamos ratificando algo que já é legítimo que é a organização dos trabalhadores mineiros no Brasil. Temos diversas representações da categoria aqui e a CUT está presente não só para legitimar como para colocar a sua força para efetivação dessa luta”, afirma Jacy Afonso.
No espaço, foi reafirmada a importância da legalização da Federação para a luta nacional dos mineiros, tendo como a principal análise o fato de que a maioria dos trabalhadores em extração mineral no Brasil desenvolve o seu exercício profissional em uma grande empresa, recentemente privatizada, a Vale do Rio Doce.
Para Gilson dos Santos, representante do Sindicato dos Trabalhadores de Prospecção, Pesquisa, Extração e Beneficiamento de Minério de Alagoas, Sergipe e Piauí (SINDIMINA), esse é um marco para os mineiros de todo Brasil.
“Já temos uma longa estrada na construção da FITEM, com vários problemas gerados pela influência da grande empresa que hoje domina a extração mineral do Brasil na fundação de alguns sindicatos de mineiros ao redor do Brasil. Hoje estamos consolidando uma luta que já vem sendo construída há alguns anos. A partir dessa data, seja no acordo coletivo ou nas reivindicações sobre as condições de trabalho, teremos um espaço único para ser a voz dos mineiros, seja no Rio de Janeiro, na Bahia ou em Sergipe”, afirma Gilson dos Santos.

Nenhum comentário: